top of page

Educação dos filhos: dúvidas eternas de mães e pais

Na psicoterapia infantil, além de questões relacionadas aos comportamentos das crianças, está uma parte essencial que é a orientação das mães e pais (e/ou responsáveis). Em geral, só gera bons resultados quando existe um engajamento dos pais em relação à psicoterapia e mudanças de comportamento dos filhos. Porém, mães e pais querem sempre fazer o certo com seus filhos e diante de tantas contingências (rotina, cansaço, exercer os demais papéis) acabam ficando confuso.

Por isso, me chama atenção o texto abaixo que sugiro leitura. De qualquer maneira, procure um profissional psicólogo para orientação. Estou à disposição.

(...) "Nós, os pais, fazemos o que podemos. Às vezes gostaríamos de fazer as coisas melhor, ou de outra maneira, mas nem sempre conseguimos. O dia a dia nos leva a agir e dizer coisas das quais logo depois nos arrependemos. Além de sermos pais, também desempenhamos outros papéis importantes em nossa sociedade: somos maridos/mulheres, filhos, amigos, trabalhadores e ainda por cima é preciso fazer as tarefas domésticas. E todas essas funções nós realizamos ao mesmo tempo. Uma autêntica barbaridade, não acha? (...)"

Dez frases para não dizer aos filhos

bottom of page